sábado, 31 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA


 DOMINGO DE RAMOS - 01 de Abril


* 06:00h – Concentração dos fiéis no Centro Comunitário da Vila Nova

* Solene Bênção dos Ramos – Logo em seguida Procissão e Missa no Centro Pastoral

* 09:30h – Comunidade de Trussu – Procissão e em seguida, Santa Missa na Capela

* 16:00h – Concentração dos fiéis na capela Mãe dos Pobres, Bênção dos Ramos, Procissão seguida de Missa na Capela de Nossa Senhora Aparecida – Vila Aroeira

* 19:00h – Missa no Centro Pastoral

Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: Justiça para os pobres e marginalizados; participação de todos nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna na partilha; paz no mundo e entre as nações; o diálogo aberto e sincero entre as culturas; enfim, a realização plena do sonho de Deus para este mundo e a certeza da vida nova pronunciada para todos na Ressurreição de Jesus. É muito importante a participação na procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como um sinal e testemunhos da fé em Cristo e na sua vitória pascal.

TERÇA-FEIRA - 03 de Abril

* 19:00h - Missa - Igreja de São Francisco de Assis 

QUARTA-FEIRA - 04 de Abril

* 18:30h - Celebração Penitencial (Preparação para as Confissões)

QUINTA-FEIRA - 05 de Abril

* PELA MANHÃ:
08:30h às 11:30h - Confissões individuais (Vários Padres para as confissões)

* À TARDE
14:30h às 17:30h - Confissões individuais

* 19:00h - Missa da Ceia do Senhor
- Lava- Pés
- Transladação do Santíssimo Sacramento (Adoração até 00:00h)

Recorda-se a Ceia do Senhor, quando Ele prediz sua Paixão e Morte e se despede dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei", significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor.

Ao final da missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

SEXTA-FEIRA - 06 de Abril 

* 15:00h - Solene Comemoração da Paixão e Morte do Senhor

- Liturgia da Palavra, Adoração à Cruz e Comunhão Eucarística (Trazer uma Cruz)

- Coleta para conservação dos Lugares santos

Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação, até sua entrega total com a morte na Cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e se comungam as hóstias consagradas na Quinta-Feira Santa.

A celebração central deste dia é a das 15:00h, em que, segundo a tradição, Jesus morreu. Divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

SÁBADO - 07 de Abril

* 20:00h - Solene Vigília Pascal 
- Bênção  do Fogo, Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Celebração Eucarística da Ressurreição. (Trazer uma vela)

Celebramos a Vigília Pascal. A vida quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir de morte.

O Círio Pascal, aceso como fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado, vitorioso sobre a morte e Senhor da História, luz que ilumina o mundo.

Na vela, estão gravadas as letras Alfa e ômega, que querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - 08 de Abril

* 19:00h - Missa da Ressurreição do Senhor

Páscoa siginifica passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da Morte na Cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.

A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo, assim, a festa principal da Igreja.




LANÇAMENTO DA CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Venham participar deste momento tão importante para a história da Comunidade.

SÃO BENJAMIM – 31 de Março

Nasceu no ano de 394 na Pérsia e, ao ser evangelizado, começou a participar da Igreja ao ponto de descobrir sua vocação ao diaconato.

Serviu a Palavra e aos irmãos na caridade, chamando a atenção de muitos para Cristo.

Chegou a ser preso por um ano, sofrendo, e se renunciasse ao nome de Jesus, seria solto. Porém, mesmo na dor, na solidão e na injustiça, ele uniu-se ainda mais ao Cristo crucificado.

Foi solto com a ordem de não falar mais de Jesus para ninguém, o que era impossível, pois sua vida e seu serviço evangelizavam.


Benjamim foi canal para que muitos cegos voltassem a ver, muitos leprosos fossem curados e assim muitos corações duvidosos se abriram a Deus.

Foi novamente preso, levado a público e torturado para que renunciasse à fé. Perguntou então ao rei, se gostaria que algum de seus súditos fosse desleal a ele. Obviamente que o rei disse que não. E assim o diácono disse que assim também ele, não poderia renunciar à sua fé, a seu Rei, Jesus Cristo.

E por não renunciar a Jesus, foi martirizado. Isso no ano de 422.

São Benjamim, rogai por nós!


A PALAVRA DE DEUS

SÁBADO, 31 DE MARÇO DE 2012
5ª Semana da Quaresma


* PRIMEIRA LEITURA (Ezequiel 37,21-28)
Leitura da Profecia de Ezequiel.
21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda parte e reconduzi-los para a sua terra.  22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações, nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo o pecado que cometeram em sua infidelidade, e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei a meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre.  26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles porei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


* SALMO (Jeremias 31,10-13)
— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
 — O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”
— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:
— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra. 


* EVANGELHO (João 11,45-56)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.  49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.  54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 30 de março de 2012

CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

SEJA DOADOR, COLABORE PARA A CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM ACOPIARA!

PROGRAMAÇÃO DO DIA

* 06:00 - Missa (sexta da quaresma)

* 09:00 - Programa Palavra Amiga pela Rádio Carinhosa AM

* 08:00 - 11:30 - Reunião com articuladores de CEB's
 
* 14:00 - Reunião com membros da Equipe do Santuário
 
* 18:00 - Confissões - Capela de São Francisco

SÃO CLÍMACO – 30 de Março

Nasceu na Palestina em 579, dentro de uma família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando a ele uma ótima formação literária.

Clímaco desde cedo foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Diante do testemunho de muitos cristãos que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali no mosteiro viviam uma radicalidade, ele deixou os bens materiais e levou os bens espirituais para o Sinai. Ali, com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade.

Foi atacado diversas vezes por satanás, vivendo um verdadeiro combate espiritual.

São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas Santas Missas.

Perseverou até o fim da vida, partindo para a glória aos 70 anos de idade.


São João Clímaco, rogai por nós!

A PALAVRA DE DEUS

SEXTA-FEIRA, 30 DE MARÇO 2012
5ª Semana da Quaresma


* PRIMEIRA LEITURA (Jeremias 20,10-13)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
10Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: “Denunciai-o, denunciemo-lo”. Todos os amigos observam minhas falhas: “Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele”. 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus. 


* SALMO (Salmos 17)
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

— Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador!
— Meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!
— Ondas da morte me envolveram totalmente, e as torrentes da maldade me aterraram; os laços do abismo me amarraram e a própria morte me prendeu em suas redes!
— Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e elevei o meu clamor para meu Deus; de seu Templo ele escutou a minha voz, e chegou a seus ouvidos o meu grito! 


* EVANGELHO (João 10,31-42)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?” 33Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” 34Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’?  35Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. 38Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”.  39Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. 40Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42E muitos, ali, acreditaram nele.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 29 de março de 2012

MISSA DE ACOLHIDA E INSTALAÇÃO DAS IRMÃZINHAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO NA COMUNIDADE DE TRUSSU

Uma missa em ação de graças, às 18h de hoje, 29, na capela da Comunidade do Trussu, celebrada pelo Pe. Glauberto, co-celebrada pelo Pe. João Batista marcou a chegada das irmãzinhas da Imaculada Conceição, Cleonice, Maria José e Itamires, que passam a morar nesta comunidade trabalhando em toda a região junto às Comunidades e Juventude, sobretudo. 

Presentes à celebração, membros da região de Trussu e das Paróquias de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O celebrante, Pe.Glauberto, ressaltou os trabalhos das irmãzinhas, a profícua parceria entre as paróquias e a congregação.

No final da celebração, sob aplausos, as irmãzinhas agradeceram a Deus pelo dom da Vocação e pela acolhida e carinho de todo o povo.

Todos agradeceram a presença da congregação reconhecendo a grande contribuição que elas dão à sociedade local.