sábado, 31 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA


 DOMINGO DE RAMOS - 01 de Abril


* 06:00h – Concentração dos fiéis no Centro Comunitário da Vila Nova

* Solene Bênção dos Ramos – Logo em seguida Procissão e Missa no Centro Pastoral

* 09:30h – Comunidade de Trussu – Procissão e em seguida, Santa Missa na Capela

* 16:00h – Concentração dos fiéis na capela Mãe dos Pobres, Bênção dos Ramos, Procissão seguida de Missa na Capela de Nossa Senhora Aparecida – Vila Aroeira

* 19:00h – Missa no Centro Pastoral

Neste Domingo, aclamamos Jesus como o Messias que vem realizar as promessas dos profetas e instaurar definitivamente o Reino do Deus da vida: Justiça para os pobres e marginalizados; participação de todos nos bens e na construção da sociedade; convivência fraterna na partilha; paz no mundo e entre as nações; o diálogo aberto e sincero entre as culturas; enfim, a realização plena do sonho de Deus para este mundo e a certeza da vida nova pronunciada para todos na Ressurreição de Jesus. É muito importante a participação na procissão neste dia. Os ramos devem ser conservados como um sinal e testemunhos da fé em Cristo e na sua vitória pascal.

TERÇA-FEIRA - 03 de Abril

* 19:00h - Missa - Igreja de São Francisco de Assis 

QUARTA-FEIRA - 04 de Abril

* 18:30h - Celebração Penitencial (Preparação para as Confissões)

QUINTA-FEIRA - 05 de Abril

* PELA MANHÃ:
08:30h às 11:30h - Confissões individuais (Vários Padres para as confissões)

* À TARDE
14:30h às 17:30h - Confissões individuais

* 19:00h - Missa da Ceia do Senhor
- Lava- Pés
- Transladação do Santíssimo Sacramento (Adoração até 00:00h)

Recorda-se a Ceia do Senhor, quando Ele prediz sua Paixão e Morte e se despede dos apóstolos na última ceia. Neste dia, Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio. Na celebração o sacerdote lava os pés de doze pessoas convidadas, na tradicional cerimônia chamada de Missa do lava-pés, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés de seus discípulos e a dizer: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei", significando que devemos servir uns aos outros com total humildade, gratuidade e amor.

Ao final da missa se faz a Transladação do Santíssimo Sacramento e, em seguida, a adoração.

SEXTA-FEIRA - 06 de Abril 

* 15:00h - Solene Comemoração da Paixão e Morte do Senhor

- Liturgia da Palavra, Adoração à Cruz e Comunhão Eucarística (Trazer uma Cruz)

- Coleta para conservação dos Lugares santos

Neste dia a Igreja recomenda jejum e abstinência total de carne e acompanha em silêncio os passos de Jesus em seu sofrimento e condenação, até sua entrega total com a morte na Cruz. Não se celebra missa ou qualquer sacramento e se comungam as hóstias consagradas na Quinta-Feira Santa.

A celebração central deste dia é a das 15:00h, em que, segundo a tradição, Jesus morreu. Divide em quatro partes: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração do Senhor na Cruz e Comunhão. É dia de total silêncio e reflexão.

SÁBADO - 07 de Abril

* 20:00h - Solene Vigília Pascal 
- Bênção  do Fogo, Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Celebração Eucarística da Ressurreição. (Trazer uma vela)

Celebramos a Vigília Pascal. A vida quer a vida e não a morte. A Ressurreição de Jesus é o milagre do começo da vida, vida nova a partir de morte.

O Círio Pascal, aceso como fogo novo, luz que surge nas trevas, representa Cristo ressuscitado, vitorioso sobre a morte e Senhor da História, luz que ilumina o mundo.

Na vela, estão gravadas as letras Alfa e ômega, que querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO - 08 de Abril

* 19:00h - Missa da Ressurreição do Senhor

Páscoa siginifica passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da Morte na Cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desse modo, a ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.

A Páscoa é o mistério unificador de toda a nossa fé cristã, sendo, assim, a festa principal da Igreja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha sua opinião sem denegrir a honra e/ou imagem de alguém, e procure evitar comentários maldosos ou de cunho político partidário.