BATISMO

A Pastoral do Batismo, citada em todas as paróquias do mundo após o encerramento do Concílio Vaticano II, objetiva preparar pais e padrinhos que irão batizar seus filhos e afilhados.

A missão de todo cristão batizado é celebrar o Mistério Pascal (ou seja, a participação nas missas dominicais e festas de preceitos), denunciar todo tipo de injustiça, violência e exclusão, discriminação e falta de bom senso cristão, e anunciar a boa-nova (o evangelho de Jesus Cristo que está na Bíblia), de uma maneira concreta e realista, ou seja, viver as atitudes de Jesus para com os seus familiares, parentes, amigos, conhecidos e até desconhecidos.

Durante a fase da infância e da adolescência desses novos cristãos batizados, os pais e padrinhos devem dar a eles o exemplo e o testemunho de uma pessoa orante, caridosa, cumpridora de seus deveres civis e religiosos e mostrando um Deus bondoso, alegre, misericordioso que quer compartilhar conosco as nossas alegrias e tristezas.


Não somente purifica de todos os pecados, mas também faz do neófito “uma criatura nova”, um filho adotivo de Deus que se tornou “participante da natureza divina” membro de Cristo e cordeiro com ele, templo do Espirito Santo.

Texto retirado
Nr. 1263 – CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA