sábado, 24 de novembro de 2012

COMO ACREDITAR COM CONVICÇÃO QUE TUDO VEM DE DEUS?

A primeira adesão para que tem fé em Deus Amor é de acreditar com convicção que tudo vem de Deus.

A segunda é você vendo as coisas como estão procurar fazer a tua parte em favor de todos, particularmente os menos favorecidos e sofridos, começando por aqueles que vivem contigo e ao teu redor.

Em geral podemos cair em duas atitudes: 

a)Aceitar passivamente tudo como vindo de Deus e não fazer nada.

b)Pensar que fazemos tudo sozinho e não deixamos espaço para Deus, nem nos nossos projetos e muito menos em nós.

Nesse sentido o melhor caminho é um trabalho de parceria entre o amante e o amado, porém consciente que somos nada, dependentes e frágeis e repetir exaustivamente com São Paulo: “tudo posso naquele que me conforta.” Fl 4,13.

Assim colaboramos no projeto de Deus Amor que entrar no mundo através da encarnação do Verbo, fazendo novas todas as coisas.

Acreditar e lutar para desbravar os caminhos da fé, faz-me lembrar da situação semelhante daquela que Soren Kierkegaad, descreveu tão bem na parábola do palhaço. A história relata que certa vez houve um incêndio num circo ambulante na Dinamarca. 

O diretor mandou imediatamente o palhaço, que já se encontrava vestido e maquiado a caráter, para a vila mais próxima, para que buscasse ajuda, advertindo que existia o perigo do fogo se espalhar pelos campos ceifados e ressequidos, com risco iminente para as casas do próprio povoado.

O palhaço correu até a vila e pediu aos moradores que viessem ajudar a apagar o incêndio que estava destruindo o circo. Mas os habitantes viram nos gritos do palhaço apenas um belo truque de publicidade que visava levá-los em grande número às apresentações do circo; aplaudiram e morriam de rir. 

Diante dessa reação, o palhaço sentiu mais vontade de chorar do que de rir. Fez tudo para convencer as pessoas de que não estava representando, de que não era um truque e sim um apelo da maior seriedade: tratava-se realmente de um incêndio. 

Mas a sua insistência só fazia aumentar os risos, achavam excelente a sua perfomance, até que o fogo alcançou de fato a vila. Ai já era tarde, e o fogo acabou destruindo não só o circo, como também o povoado.

Portanto sabemos que o caminho é difícil, mas juntos podemos e devemos levar ao mundo a mensagem de esperança e paz.


Pedro Arfo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha sua opinião sem denegrir a honra e/ou imagem de alguém, e procure evitar comentários maldosos ou de cunho político partidário.