segunda-feira, 12 de março de 2012

PARÓQUIAS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS E NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO REALIZARAM ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS

A formação de catequistas é um instrumento valioso na preparação de pessoas para o ministério catequético, pois dá segurança no anúncio do Evangelho. Com essa finalidade, foi realizado o encontro de preparação para catequistas de toda a paróquia junto com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O encontro aconteceu de 09 a 11/03 e foi ministrado pela coordenação da catequese das duas paróquias junto com os Padres Glauberto e João Batista. Na formação estavam presentes catequistas da zona rural e da zona urbana, como também catequistas que estão iniciando na pastoral. 

Na sexta-feira, primeiro dia de encontro, os catequistas estudaram a Campanha da Fraternidade e depois fizeram o planejamento do ano em curso. Durante o sábado, assessorado por Toinha, Coordenadora Diocesana de Catequese, estudaram a Espiritualidade do Catequista e Pedagogia Catequética. Encerrando o encontro, no domingo puderem trabalhar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Sobre a iniciativa da formação, Pe. Glauberto, explica “entendemos que em um mundo globalizado, repleto de desafios, marcado pela constante violência é preciso formar bem aqueles que também fazem ecoar a voz de Deus na Igreja; daí, compreendemos que para ser catequista não basta somente a boa vontade, o desejo de ajudar, mas sobretudo uma formação concisa, firmada numa fé consciente e comprometida.”

Para Padre João Batista cada catequista deve despertar para a consciência da formação permanente e não pode ser uma figura alheia às grandes questões que desafiam a fé católica, em Cristo Jesus. Por isso, afirma “para ser catequista é de fundamental importância ser uma pessoa de fé e de testemunho; é necessário que seja uma pessoa que possui um constante desejo de se atualizar sobre aquilo que é o pensamento da Igreja e qual o papel do indivíduo, ou seja, do cristão no mundo; portanto, catequista sem formação não caminha, não dá frutos, não faz catequese de qualidade, não faz catequese eficiente.”

Finalizando os três dias, os participantes fizeram uma avaliação e em seguida as coordenações agradeceram a todos os participantes  desejando bom retorno às suas comunidades.

Para Laécia, Coordenação de Catequese da Paróquia São Francisco de Assis, foi um aprofundamento, troca de experiências e despertou para a necessidade do estudo bíblico, da importância da Leitura orante e aprofundamento sobre a catequese”

Segundo Nelma, Coordenação de Catequese da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a formação não termina. “A necessidade é de haver uma continuidade, que estaremos sempre melhorando a visão e a atuação junto aos catequisandos e à comunidade em geral, baseados na vivência do dia-a-dia”, finalizou.






























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha sua opinião sem denegrir a honra e/ou imagem de alguém, e procure evitar comentários maldosos ou de cunho político partidário.