sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS REALIZA ESTUDO SOBRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012





A Paróquia São Francisco de Assis, realizou nesta sexta-feira, 17, um momento de estudo e reflexão da temática da Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e saúde pública e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8).

O estudo foi conduzido pelo padre Glauberto, pároco, Dra. Luciane Tavares e Marlos Moreira e contou com a participação de várias pessoas da comunidade local.

A Campanha da Fraternidade 2012 tem como Objetivo Geral: Refletir a realidade da saúde no Brasil, em vista de uma vida saudável, mobilizando o espírito fraterno e comunitário das pessoas, na atenção aos enfermos e na busca por melhoria no sistema público de saúde. Nos seus Objetivos Específicos encontramos, os seguintes:
  • Disseminar o conceito de bem-viver e sensibilizar para a prática dos hábitos de vida saudável;
  • Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
  • Alertar para a importância da organização da Pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
  • Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos socioculturais de nossa sociedade;
  • Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando a defesa do SUS e a reivindicação de seu justo funcionamento;
  • Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

O estudo foi avaliado de forma positiva pelos participantes, pelo padre Glauberto e toda equipe. “É necessário o crescimento no nível de conscientização e comprometimento de nossas comunidades, linhas de pastoral, movimentos e grupos de evangelização com a Campanha da Fraternidade. A cada ano mais pessoas precisam se mobilizar no estudo e aprofundamento da temática abordada, tendo em vista fazer com que a campanha atinja os objetivos propostos”, salientou o pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exponha sua opinião sem denegrir a honra e/ou imagem de alguém, e procure evitar comentários maldosos ou de cunho político partidário.