A Assembléia contou com a presença e participação de representantes das CEB’s rurais e urbanas, bem como das pastorais, movimentos e serviços que atuam na Paróquia.
Teve início com um momento de espiritualidade. Após a invocação ao Espírito Santo, os participantes foram convidados a mentalizar os anseios que trazem para 2012 e quais os motivos que os trouxeram ao encontro.
A partir do Evangelho de Mt. 25,31-46 e dos símbolos que ornamentavam a sala, houve reflexão partilhada em forma de oração de súplica finalizando com um canto.
As equipes de trabalho foram formadas e então se procedeu a uma breve apresentação dos participantes.
O Padre Glauberto fez a abertura da Assembléia, explicando inicialmente o que é uma assembléia: momento forte de avaliação e planejamento, de responsabilidade e compromisso de todos. Dando as boas vindas conclamou a todos para assumir a missão da Igreja que é nossa: ser missionária, discípula e profética.
Após o intervalo, aconteceu o primeiro trabalho em grupo onde os participantes foram convidados a “olhar a nossa realidade” e responder as seguintes perguntas avaliativas, divididos em 7 grupos:
1- Durante este ano, diante dos nossos trabalhos de evangelização, o que realizamos de bom, onde crescemos?
2- Onde precisamos melhorar, o que faltou realizar e quais as dificuldades encontradas?
3- O que poderemos fazer para melhorar e como fazê-lo?
Após os debates, aconteceu a plenária onde foram colocadas as respostas dos grupos.
À tarde foi iniciada com o estudo das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil - 2011 a 2015, feito pelo Padre Glauberto.
OBJETIVO GERAL – Evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo.
DISCÍPULA = voltada para seu mestre, Jesus Cristo;
MISSIONÁRIA = ao ouvir Jesus, por ele seduzida, vai ao encontro do outro, levar aquilo que experimentou;
PROFÉTICA = capaz de anunciar a Boa Nova e denunciar tudo que é contra a vontade de Deus, em vista do bem comum.
Visando alcançar os objetivos propostos, deve-se: “superar o medíocre pragmatismo da vida cotidiana da Igreja, no qual, aparentemente, tudo procede com normalidade, mas, na verdade, a fé vai se desgastando e degenerando em mesquinhez.”(Ratzinger – Doc. de Aparecida).
O segundo dia da assembleia iniciou-se com a Santa Missa e após retornou-se aos trabalhos com algumas orientações práticas, colocadas pelo Padre Glauberto, sobre as celebrações para as comunidades e planejamento das pastorais, movimentos e serviços.
Encerrando aconteceu a avaliação e após um momento de espiritualidade com a bênção final e almoço.
Encerrando aconteceu a avaliação e após um momento de espiritualidade com a bênção final e almoço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Exponha sua opinião sem denegrir a honra e/ou imagem de alguém, e procure evitar comentários maldosos ou de cunho político partidário.