Como parte da programação da Semana da Família a Paróquia São Francisco de Assis realizou nesta terça-feira, 06, uma oficina com o tema “CONVERSANDO SOBRE DROGAS E SEXUALIDADE”. A oficina contou com a participação de cerca de 250 jovens alunos dos 9ºs e 1ºs anos das Escolas Alfredo Nunes de Melo, Liceu, José Adonias e Hugo de Gouvêa. Este tema relaciona-se a vida de nossos jovens e de seu futuro. A Igreja quer olhar a realidade com amor, porque muitas pessoas estão sendo atingidas por aquilo que vão contra os valores, sobretudo os jovens. O problema é complexo, polêmico. Os jovens sonham coisas bonitas em suas vidas, mas os seus sonhos não podem transformar-se em pesadelos com as drogas, pelo fato de que elas desfiguram as pessoas pelas substâncias químicas ingeridas em seus corpos. Elas tiram os ideais de um jovem que não luta pela justiça e pela fraternidade. A Igreja quer caminhar com os jovens em conformidade com o projeto de Deus que é a comunhão entre todas as pessoas. O Papa João Paulo II, foi direto ao cerne da questão.: “É necessário denunciar com coragem e com força o hedonismo, o materialismo e aquele estilo de vida que facilmente induzem à droga”.
O Catecismo da Igreja Católica nos motiva a irmos contra tudo que nos incita a práticas gravemente contrárias à lei moral.
O Papa Bento XVI falando aos jovens brasileiros no estádio do Pacaembu disse: “Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada.”
Foi muito boa a oficina. Dinâmica, alegre...
ResponderExcluir