segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PROGRAMAÇÃO DE MISSA NO DIA DE FINADOS


No dia 2 de novembro, Dia de Finados, é dia de lembrar aqueles que partilharam conosco a sua vida e que faleceram. A fundamentação bíblica para o Dia de Finados é encontrada no segundo livro dos Macabeus capítulo 12, e versículo 42, onde se lê: “rezou pelos mortos”.

Dia 02 de novembro – Dia de Finados – haverá a celebração da Santa missa nos seguintes horários: às 8 e 18 horas.

DIA DE FINADOS

O dia 2 de novembro é o Dia de Finados, quando recordamos com saudades a memória de nossos mortos. Visitamos respeitosamente nos cemitérios, os túmulos de nossos parentes e amigos já falecidos. O encontro da cultura cristã com a cultura celta deu origem à comemoração do Dia de Finados. Os celtas – povos que habitavam a região da atual Irlanda – tinham no seu calendário a festa conhecida como “Samhain”. Nesse dia os celtas acreditavam que os dois mundos – o dos vivos e dos mortos – ficavam muito próximos e eles celebravam essa comunhão. Desde o século l, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, aqueles aos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. O abade do Mosteiro de Cluny, Santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. E os papas Silvestre ll (996) e João XVll (1012) convidaram a comunidade cristã a dedicar um dia cada ano aos mortos. No século Xl, o calendário litúrgico cristão incorporou o Dia de Finados, que deveria cair no dia 2 de novembro para não se sobrepor ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º. naquela época. Este ano a Festa de Todos os Santos será celebrada no domingo dia 6 de novembro.

domingo, 30 de outubro de 2011

ROMARIA DA CEB's

Acontecerá na Cidade do Icó no dia 15 do novembro a ROMARIA DA CEB’s da Diocese de Iguatu. Todas as Paróquias estão se organizando para participar deste grande Evento. Nesta ocasião celebraremos os 50 anos da CEB’s na Diocese e faremos a  abertura do 13º intereclesial de CEB’s que acontecerá no Crato em 2014.

Ir. Maria José
Coordenadora Diocesana de CEB’s

SORTEIO RIFA

Após a missa na noite de hoje, 30, foi realizado o sorteio de dois Garrotes e uma Novilha doados a Paróquia São Francisco de Assis. A sequência do sorteio e número foi:

1º SORTEIO: GARROTE Nº 1.386

2º SORTEIO: NOVILHA Nº 10

3º SORTEIO: GARROTE Nº 807

3º DIA - RETIRO MISSIONÁRIO PAROQUIAL (30/10/11)

As Paróquias São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Perpétuo Socorro realizaram o Retiro Missionário Paroquial das Santas Missões Populares nos dias 28, 29 e 30 de outubro no Centro Pastoral. Contamos com a presença de mais de 120 missionários de todos os setores das Paróquias, que receberam formações e orientações dos assessores: Pe. Glauberto (Paróquia São Francisco de Assis), Pe. João Batista (Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro), Ir. Maria José e Ir. Romilda (Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição), Marlos (Movimento dos Focolares).

No último dia de Retiro, 30, foram planejadas as atividades da Semana Missionária que será realizada de 06 a 12 de novembro na Paróquia São Francisco de Assis e em janeiro de 2011 na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As regiões da Paróquia São Francisco de Assis para visitas serão feitas da seguinte maneira:

REGIÃO SEDE
01- Jurema, Santo Antonio, Malhada, Santa Cruz;
02- Vila Martins, Barros, Monte Castelo, Bom Jardim, Baixio da Roça;
03- Jordão, Fôlego, Manuel Grande;
04- Pitombeira, Lagoa, Montimor,
05- Bom Princípio, Sossego;

REGIÃO LUNA
06- Gameleira, Areias, Catolé, Macacos;
07- Santarém, Panela dos Américos, Formigueiro;
08- Luna, Cobras, Tanque;
09- Panela dos Paulino, Panela dos Rodrigues.

REGIÃO SOLIDÃO
10- Riacho Verde I e II, Caititu, Retiro;
11- Guaribas, Boa Esperança, Jatí;
12- Viradouro I e II, Barro Vermelho, Zé Bento, Cajazeira do Januário;
13- Cajazeira dos Pedro, Salgada;
14- Solidão, Ramalhete, Paus Branco, Serra Roxa, Baixio Grande.

REGIÃO TRUSSU
15- Trussu, Carnaubinha, Veados;
16- Vila Macedo;
17- Belo Horizonte, Chapada, Floresta, Cantinho;
18- Seraria I e II, Cacimbas de Cima, Cruzeiro;
19- Cacimbas dos Noé;
20- Alegre I e II, Vassoura;
21- Sabiá, Vilar, Floresta, Paradé, Baixio dos Duarte;
22- Boa Água, Pé da Ladeira;
23- Umburanal, Lagoa dos Leais, Serrinha, Lino I e II;
24- Morro, Vila Campos, Serra Nova;
25- Riacho Escuro, Barreiro;
26- Sítio Novo, Timbaúba, Cajazeira, Sabonete, Boqueirão
27- Cipó, Riacho do Félix, Paturí, Gerimum;
28- Riacho da Onça, Saco Grande, Papagaio
29- Poldrinha, AçúdeVelho, Mulungú do Gaspar, São Joaquim;
30- Baixio do Logradouro, Lagoa dos Luiz, Logradouro.

“Com muito carinho agradecemos a todos os missionários, as equipes de liturgia, de animação, de limpeza e ornamentação, de alimentação e toda a equipe de coordenação, pois graças às pessoas que fazem parte dessas equipes e missionários é que conseguimos realizar este grandioso Retiro!”- diz Pe. Glauberto. Foi manifestado o agradecimento também às Comunidades e pessoas em geral que colaboraram enviando a alimentação para os missionários.






































sábado, 29 de outubro de 2011

2º DIA - RETIRO MISSIONÁRIO PAROQUIAL (29/10/11)

O segundo dia de retiro teve início com o Ofício Divino das Comunidades conduzido pela equipe de espiritualidade. Pela manhã Pe. João Batista, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inicia falando que o termo missionário vem do verbo latino “míttere” que se traduz por “enviar”. O missionário é um enviado. Aliás, ele é um ‘chamado’ por ‘alguém’ para ‘ser enviado’ a ‘alguém’, ‘para levar a mensagem’ ‘daquele’ que o envia”. O missionário é um chamado por Jesus Cristo para ser enviado a seus irmãos, a fim de levar a grande notícia da Pessoa, da vida, da verdade revelada e da Igreja do Salvador, a fim de conduzir os ‘anunciados’ a se tornarem discípulos de Jesus.

A espiritualidade missionária nasce, desabrocha, se consolida e o torna missionário ardoroso e persistente a partir de um ‘encontro pessoal’, profundo e transformador com a pessoa de Jesus Cristo, a ponto de ficar ‘encantado’ com Ele, com Sua vida e Seus exemplos de ação, com Sua verdade revelada e Suas propostas de vida.

O exemplo bíblico mais ilustrativo é o encontrado em são João 1,36-39. “E avistando Jesus que ia passando, (João Batista) disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos (João e André) ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se, Jesus, e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Quem procurais?’ Disseram-lhe: Rabi, (Mestre), onde moras? Vinde e vede, disse-lhes! Foram aonde Ele morava e ficaram com Ele naquele dia”. Eles ficaram tão impressionados e encantados com Jesus, naquele encontro, que O seguiram para sempre, tornando-se “missionários”, isto é, discípulos, e depois apóstolos de Jesus.

Se quisermos formar missionários valentes e perseverantes precisamos dar prioridade absoluta a dois pontos:
1.Provocar um encontro profundo entre eles e Jesus, a ponto de se tornarem discípulos encantados pelo mestre.
2. Alcançar-lhes uma “efusão do Espírito Santo” a fim de que se cumpram neles as palavras de Jesus: “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins do mundo (Atos1,8)- acrescenta Pe. João Batista.

Dando continuidade todos os presentes foram convidados a fazer a experiência do deserto, do encontro profundo com Deus através da oração.Logo depois Pe. Glauberto, Pároco da Pároquia São Francisco de Assis, prepara a todos para um momento e celebração penitencial.

No período da tarde Ir. Romilda destaca o sentido,valor e finalidade da semana missionária. Diz que a semana motiva cada pessoa para a valorização da vida e da família, e para o diálogo e a vivência dos valores evangélicos. “Acredito que as pessoas vão encarar a fé católica com mais determinação”, reforçou Ir. Romilda.

Mais tarde num clima de muita animação Marlos fala das atitudes, comportamentos dos missionários destacando a simplicidade, humildade no ir de encontro ao outro. Em seguida em pequenos grupos foi discutido o conteúdo destacado por Marlos e apresentado ao grupão.

O dia foi finalizado com uma Vigília, um momento forte de oração ao Santíssimo Sacramento, presidido pelo Pe. Glauberto e a Equipe de Espiritualidade.